Unidade de Pronto Atendimento

Itaperi

Histórico

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 98% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Mais detalhes aqui.

As unidades de pronto atendimento geridas pelo ISGH no município de Fortaleza prestam um serviço especializado, respeitando o grau de priorização do atendimento por gravidade de cada caso, aferido através de um sistema de classificação de risco executado por profissionais de nível superior em enfermagem, garantindo assim a precisão desta avaliação.

Missão, Visão e Valores

Missão

Proporcionar o cuidado digno em saúde.

Visão

Ser uma Unidade de emergência excelente no atendimento inicial ao paciente com SEPSE, IAM, AVC e DENGUE.

Valores

  • Sustentabilidade
  • Solidariedade
  • Gentileza
  • Responsabilidade
  • Justiça

Gestores

  • Clarisse Almeida

    Diretora de Processos Assistenciais
  • Camila Alves Machado

    Diretora de Gestão e Atendimento
  • Paulo Rogeryo Loila Guedes

    Coordenação Médica
  • Ingrid Nepomuceno Bezerra Queiroz

    Coordenação de Enfermagem

Estrutura Organizacional

Serviços

    • Urgência e Emergência Adulto
    • Urgência e Emergência Infantil
    • Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC)
    • Laboratório de Análises Clínicas
    • Central de Material e Esterilização (CME)
    • Núcleo Assistência Farmacêutica
    • Engenharia Clínica e Manutenção
    • Núcleo de Nutrição e Dietética
    • Serviço de Imagem (Raio X)
    • Serviço Social
    • Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP)
    • Ouvidoria
    • Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT)
    • Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)
    • Centro de Estudos - Educação Permanente

Comissões

  • Comissão de Ética Médica (CEM)
  • Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS)
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)
  • Comissão de Revisão de Prontuários (CRP)
  • Comissão de Ética em Enfermagem (CEE)
  • Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT)
  • Comissão de Humanização (CH)
  • Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)
  • Comissão de Prevenção de Acidentes com Produtos Perfurocortantes (COPREV)

Acesso

Endereço

Logradouro:

R. BETEL

Bairro:

ITAPERI | FORTALEZA/CE

CEP:

60.714-230

Contatos

Administrativo

(85) 3493-5388

Serviço Social

(85) 3493-5975

Ouvidoria

(85) 3195-2721

Horários de Visita

  • 15:00 – 16:00
  • 20:00 – 21:00

Área restrita ao grupamento de gestão do ISGH