Hospital Regional do Cariri é eleito como uma das melhores empresas para trabalhar
O Hospital Regional do Cariri (HRC), do Governo do Ceará, foi eleito uma das melhores grandes empresas para trabalhar no estado do Ceará, conforme resultado do Great Place to Work (GPTW), realizado na tarde da última sexta-feira, 17, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Única instituição pública selecionada na 8ª edição do GPTW, o HRC está na 15ª posição do ranking Melhores Grandes Empresas para Trabalhar – Ceará 2017. Oito mil empresas foram avaliadas no total. "É um motivo de orgulho para o Governo do Estado, para mim, que vi o empenho de todas essas pessoas ao longo desse tempo, na contramão de todos os rigores das problemáticas que relatam sobre a saúde pública. Ter um lugar onde é reconhecido não só porque quem é tratado, mas também por quem trata, como um local bom de se trabalhar, um dos melhores do Ceará, isso aí só nos enche de grande alegria", comemora o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.
Primeiro hospital da rede pública estadual construído no interior, o HRC foi a primeira unidade da Secretaria da Saúde do Ceará a receber o título de Acreditado com Excelência - Nível III da Organização Nacional de Acreditação, cuja certificação foi renovada em fevereiro deste ano. E agora, acumulando mais um bom resultado, sendo reconhecido como uma das melhores grandes empresas para trabalhar, o Hospital Regional do Cariri comprova que, em seis anos, ampliou e facilitou o acesso a serviços de saúde na região, perto de onde os pacientes moram. "Esse prêmio é a prova de que o trabalho desenvolvido no Hospital Regional do Cariri, além de profissionalismo e comprometimento com a saúde dos nossos pacientes, é movido pela satisfação de nossos colaboradores. Assim, ao proporcionarmos um cuidado digno em saúde, fazemos do HRC uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará", ressalta Demostênia Coelho, diretora geral do HRC.
O Hospital Regional do Cariri realizou neste ano 420.808 atendimentos até o mês de setembro. Destes, 391.147 exames laboratoriais e de imagem, 18.345 na emergência e 6.792 ambulatoriais, 4.524 cirurgias e 4.154 internações. "O HRC sempre quebrou barreiras e conceitos, trazendo para o Cariri uma nova maneira de cuidar das pessoas, uma nova forma de gerir uma unidade hospitalar. Não seria diferente no que se refere à gestão de pessoas. Esse prêmio é mais um reconhecimento para uma instituição que tem no seu DNA a inovação, principalmente porque se trata de uma empresa pública, o que torna ainda mais importante essa conquista que é de todos os colaboradores", declara Sérgio Araújo, médico cirurgião.
Com a gestão por meio de Organização Social, as metas e resultados são estabelecidos através de um contrato feito com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Foi a experiência com o Hospital Geral Waldemar de Alcântara, o primeiro da rede pública do estado sob esse modelo de gestão, que levou o Governo do Ceará a adotar o mesmo para o Hospital Regional do Cariri. Com perfil terciário, para assistir toda a população dos 44 municípios da macrorregião, o hospital funciona a 550 quilômetros de Fortaleza, no triângulo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. "Mais uma vez o estado do Ceará inovando, conseguindo colocar um hospital público entre as 50 melhores empresas para trabalhar. Isso diferencia e fortalece a visão de que o Ceará prestigia as pessoas, sejam colaboradores ou usuários do sistema de saúde, que as pessoas fazem um hospital ser diferente. Um hospital não é só feito de paredes. Quando a gente trabalha as pessoas, trabalha o colaborador, estimula e motiva, e isso traz resultados intangíveis para a sociedade", enfatiza Flávio Deulefeu, diretor-presidente do ISGH.
https://isgh.org.br/noticias/1860-hospital-regional-do-cariri-e-eleito-como-uma-das-melhores-empresas-para-trabalhar#sigProId0e0f90d8e2
Sobre o GPTW
Dentre os critérios de avaliação do GPTW estão a credibilidade, o respeito e o ambiente de trabalho oferecido aos colaboradores. Estes valores são mensurados através da avaliação das práticas de gestão, mas principalmente por meio dos índices de confiança dos colaboradores, ou seja, a percepção que eles têm sobre o seu local de trabalho. O prêmio, uma parceria do Instituto GPTW com o Grupo O Povo, engloba 50 empresas divididas em três categorias: pequenas, médias (de 50 a 999 colaboradores) e grandes empresas (acima de mil colaboradores). O HRC conta com o quadro de 1.500 funcionários.
O objetivo do projeto é difundir a importância do ambiente de trabalho como ferramenta indispensável à transparência, governança corporativa e a sustentabilidade das empresas. O ranking é o padrão de excelência para a definição de excelentes ambientes de trabalho e o GPTW é pioneiro em conduzir essa pesquisa que existe no mundo em 53 países nos seis continentes.