Histórico

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) é uma instituição privada sem fins lucrativos que atua no segmento de gestão em saúde. Fundado em 11 de julho de 2002, foi a primeira instituição no Estado do Ceará a ser qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), pelo Decreto nº 26.811, de 30 de outubro de 2002.

Tal pioneirismo trazia consigo uma imensa responsabilidade: ajudar a definir um modelo que associasse qualidade e resolutividade no âmbito da atenção em saúde pública. Para a concretização desse anseio, o Governo do Estado firmou Contratos de Gestão que, além do tradicional componente produtividade, inovou, exigindo um elenco de compromissos como o bom atendimento, a segurança dos processos assistenciais e a melhoria contínua das ações implementadas.

O reflexo do excelente trabalho realizado pelo ISGH na administração do Hospital Dr. Waldemar Alcântara teve o reconhecimento e o apoio do Governo do Estado do Ceará, que em 2011, passou a confiar ao Instituto a gestão do Hospital Regional do Cariri (HRC) e das quatro primeiras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) de Fortaleza.

Em 2013, foi iniciada a gestão do Hospital Regional Norte (HRN) e de mais duas UPAs. No mesmo ano, o Instituto passou a ser qualificado também pela Prefeitura de Fortaleza, dando suporte operacional às atividades de Postos de Saúde e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os resultados positivos alcançados no decorrer dos anos, ocasionaram a ampliação dos contratos e trouxeram a responsabilidade da gestão de outras três UPAs da capital cearense, totalizando nove Unidades.
Em julho de 2014, o ISGH criou o Laboratório de Análises Clínicas Primilab, com o propósito de atender à demanda de exames das Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza (UAPS). Considerando o ganho em escala, a capacidade operacional instalada, aliada a visão de gestão integrada das unidades geridas pelo ISGH, o Primilab tornou-se o Laboratório Central do ISGH.

Em 2016, iniciou-se a gestão do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), totalizando quatro unidades hospitalares na gestão do ISGH. Em 2020, o Governo do Ceará solicitou o hospital particular Leonardo Da Vinci, que estava fechado naquele momento, para receber somente pacientes diagnosticados com Covid-19, doença causada pelo Coronavírus que se espalhou no mundo, causando uma pandemia global. O ISGH teve o desafio de administrar a unidade, contratando e treinando os profissionais que estavam na linha de frente desta batalha pela vida. Ainda em 2020, o hospital foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará, passando a ser nomeado de Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV), com administração do instituto.

Atualmente cinco hospitais, nove UPAs - sendo seis do Governo do Estado do Ceará e três da Prefeitura Municipal de Fortaleza -, mais UAPS e CAPS são geridas pelo ISGH. Nestes 18 anos de história e de resultados expressivos, o instituto tem conseguido cumprir com competência e efetividade as metas estabelecidas nos contratos de gestão, sem perder de vista o foco na melhoria contínua da qualidade dos serviços em todos os desafios que lhe são conferidos, buscando proporcionar o cuidado digno em saúde, através de práticas inovadoras em gestão para a excelência da assistência.

 

Área restrita ao grupamento de gestão do ISGH