Uaps recebem certificado em reconhecimento a qualificação da fila de espera de especialidades ambulatoriais
Na primeira semana de janeiro os profissionais do Núcleo de Atendimento ao Cliente (Nac) das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Floresta, Zélia Corrêa e Humberto Bezerra receberam o certificado em reconhecimento aos números apresentados no ano de 2022, no processo de trabalho da qualificação das filas de espera.
"O monitoramento e a premiação desta atividade é uma forma de reconhecer as unidades que estão incansáveis em busca de melhoria de acesso para os usuários do SUS. Para cada procedimento excluído é necessário criteriosa abordagem do paciente ou familiar verificando a necessidade e atualizando os dados necessários para a continuidade na fila. É um trabalho de formiguinha, mas importante e com desdobramentos, inclusive para melhor utilização dos recursos destinados ao ambulatório de especialidades municipal", destaca a gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente (Nac) da APS, Larissa Cruz.
Conforme os pacientes comparecem as UAPS, os profissionais do Nac fazem a qualificação dessas filas de espera, excluindo os que já realizaram o procedimento em outros serviços, por desistência da sua realização, por mudança de endereço ou falecimento. No ano de 2022 foram realizadas 98.036 exclusões de procedimentos em todo o município de Fortaleza.
Para Pedro Costa, coordenador interino Nac/APS, o gerenciamento da fila de espera é importante para que as vagas de consultas e exames especializados possam ser melhor distribuídas. "Dentre as diversas atividades realizadas pelos Nac na APS temos acompanhado fortes avanços na qualificação das filas de espera para o ambulatório de especialidades, oportunizando maior acesso à população, uma vez que esta qualificação da fila torna o agendamento mais eficiente", esclarece.
A ADM da Uaps Floresta, Suzanir Mendes, fala da satisfação no reconhecimento do seu trabalho. "É muito gratificante contribuir para a saúde de Fortaleza. São pequenas ações, mas que trazem grandes resultados. Estamos super satisfeitos, o ISGH plantou sua sementinha de grão de mostarda que está florescendo e assim, vamos alcançar os objetivos, a missão e a visão do ISGH, todos juntos”, conclui.