HRSC atinge 100% de satisfação em pesquisa realizada com pacientes recuperados de Covid
O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início a uma pesquisa que visa melhorar cada vez mais a assistência aos usuários. A Ouvidoria da unidade realizou neste mês de fevereiro uma pesquisa de satisfação com pacientes que tiveram alta da enfermaria Covid no último mês de janeiro. A finalidade do estudo é mensurar a satisfação dos pacientes com todo o atendimento prestado durante a internação.
“A pesquisa de satisfação do paciente é algo de vital importância para o sucesso das unidades de saúde. É uma ferramenta capaz de oferecer uma visão realista sobre a satisfação dos usuários e, consequentemente, o que pode ser feito para melhorar a prestação dos serviços oferecidos à população”, destaca a ouvidora Aline Maura da Silveira.
Em todos os contatos exitosos, 100% atribuíram nota 10 à enfermaria Covid e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. Assim as unidades encontram-se na zona de excelência com NPS 100, e todos os entrevistados foram promotores. A análise foi aplicada por meio de contato telefônico realizado pela Ouvidoria, visto que não é realizada pesquisa com esse perfil de usuário durante a internação nos setores Covid.
Entenda a pesquisa
“Utilizamos o método NPS (NET PROMOTER SCORE) que é quando o usuário confere uma nota numa escala de zero a 10 para medir a satisfação e o grau de lealdade. Considera-se como promotores as notas de 9 e 10, neutro 7 e 8 e detratores de 0 a 6. O cálculo do método é (nº de promotores - nº de detratores/nºtotal)*100. Conforme o resultado do NPS, a unidades podem ser classificadas em 4 zonas: zona de excelência entre 76 e 100; zona de qualidade entre 51 e 75; zona de aperfeiçoamento entre 1 e 50 e zona crítica entre 0 e -100”, explica Aline Maura. Também foi perguntado o que foi importante para eles em relação ao atendimento recebido no HRSC. Veja as respostas abaixo:
Experiência do paciente
Com o intuito de oferecer um atendimento centrado no cidadão, o Hospital Regional do Sertão Central também realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação nos demais serviços do hospital. Em janeiro de 2021, das 461 saídas hospitalares, em oito setores avaliados, a taxa de satisfação foi de 99,44%. O diretor geral do HRSC, Marcelo Theophilo, reforça a importância das metodologias de avaliação para a melhoria contínua dos serviços. “São evidências concretas que nos auxiliam no aprimoramento constante das nossas entregas. Os maiores beneficiados desse processo são os pacientes”, afirma Theophilo.