HRC é reconhecido com um dos melhores cases de sucesso do 3º Ciclo do Projeto LEAN

Apresentação LEANO Projeto LEAN tem como principal objetivo a redução da superlotação das emergências dos hospitais públicos e filantrópicos do país. Das 20 instituições acompanhadas no 3º ciclo, iniciado em Julho de 2019, o Hospital Regional do Cariri, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e gerido pelo ISGH, ficou entre os três melhores Cases de sucesso por conseguir, entre as conquistas, uma redução de 76% da superlotação da emergência.

A conquista desse resultado é fruto de muito esforço e dedicação de toda uma equipe que acreditou no Projeto. É preciso envolvimento, tempo e dedicação. Ser o melhor case de sucesso é realmente muito bom, mas melhor ainda é saber que estamos prestando um atendimento ainda mais eficiente para a população”. afirmou Demostênia Rodrigues, Diretora Geral do HRC.

Os resultados alçandos pelo HRC foi apresentado durante o 3º Workshop no Projeto LEAN nas Emergências realizado de forma online na última sexta-feira (23). Foram selecionadas as três primeiras colocadas para apresentarem seus resultados. O Ceará foi destaque com dois equipamentos de saúde contemplados. Além do HRC, esteve presente também o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Do auditório do HRC, a equipe responsável pelos bons resultados, acompanhava a apresentação e no final foi surpreendida pela diretora geral, Demostênia Rodrigues, que prestou uma pequena homenagem como forma de agradecimento e reconhecimento pelo esforço de cada um. “O HRC jamais seria o que é, se não fosse pelo empenho e envolvimento de cada um de vocês, supervisores, chefes de equipe, manutenção, enfermeiros, equipe de imagem, enfim, todos. A cada um, o meu mais sincero, muito obrigada!” disse a diretora.

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Projeto LEAN nas Emergências

O Projeto LEAN é uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, com o Hospital Sírio Libanês. O projeto é dividido em etapas, inicialmente com visitas quinzenais nos hospitais selecionados de dois consultores do Sírio Libanês, especialistas na metodologia LEAN, para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Essa fase dura em média 6 meses e após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo.

A partir das ferramentas aplicadas no HRC, conforme os indicadores do Projeto, a instituição conquistou, além da redução na superlotação, uma redução no tempo do atendimento ao paciente na emergência de 19h para 10h, em média, e ainda reduziu o tempo de espera para acesso a um leito de internação, que antes chegava até três dias, para cerca de 15h.

Os resultados alcançados foram além do setor da emergência. Conseguimos refletir os bons resultados em toda a Instituição proporcionando também, melhor qualidade para os pacientes nas unidades de internação e mais acesso em menor tempo para outros pacientes, sem perder a qualidade do serviço”, destacou a Assessora da Qualidade Andressa Saraiva.

 

Metodologia LEAN

É uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

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