NGQS e NUGESP realizam caminhada com equipes das UPAs para fortalecer os protocolos de segurança do paciente nas unidades
Com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança do paciente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), alinhar os requisitos de cada protocolo de segurança, realizar divulgação do guia para a caminhada de segurança e fortalecer a prática dos briefings de segurança, o Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (NGQS), em parceria com o Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP) das UPAs, realizaram nos dias 6 a 13 de março, visitas nas nove UPAs geridas pelo ISGH: Jangurussu, Autran Nunes, Canindezinho, José Walter, Cristo Redentor, Conjunto Ceará, Praia do Futuro, Messejana e Itaperi.
“O intuito é promover um momento de conversa nessa temática e, consequentemente, fortalecer a cultura de segurança nas unidades. Essa prática está sendo fortalecida no mês de Março e vai continuar no mês seguinte, conforme acordado com o NUGESP e a diretoria da UPA”, afirma Cleide Carneiro, gerente de qualidade e segurança do NUGESP.
Em todas as unidades, a caminhada de segurança foi realizada com o acompanhamento do gestor da unidade. Durante o percurso, a equipe pôde tirar dúvidas e alinhar requisitos do formulário da caminhada. Neste momento foram realizadas observações in loco, análise de registro em prontuário e entrevistas com colaboradores. “Dessa forma, pudemos disseminar a prática da caminhada entre os colaboradores da unidade, fortalecendo a cultura de segurança”, explica Camila Peixoto, gerente de qualidade e segurança do NGQS.
Na ocasião, a equipe dos Núcleos apresentou o guia da caminhada de segurança do paciente, que servirá de material de consulta para as equipes na execução dessa atividade e foi informado que o lançamento oficial do e-book será no mês de Abril, mês de comemoração do dia nacional de segurança do paciente.
Na mesma oportunidade, houve diálogo de alinhamento sobre a realização das reuniões rápidas de segurança (briefings) com as equipes, que constituem em momentos breves, agendados regularmente, em que são abordados pontos sobre segurança do paciente, incluindo temas como farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância, notificações de eventos ocorridos, resultados da caminhada e/ou medidas preventivas para protocolos com baixa conformidade.
A ação trouxe bons resultados e algumas oportunidades de melhoria foram sinalizadas. “É importante o envolvimento de líderes e coordenadores nesse processo. Conversamos sobre os resultados encontrados no mês de Fevereiro, desafios para a realização da caminhada no último mês e os próximos passos. No mês de Abril será implantado o protocolo de prevenção de queda e, em Maio, haverá a implantação do protocolo de prevenção de lesão por pressão”, acrescenta a gerente do NGQS.