Com o objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde mental, a Coordenação de Psicologia do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realizou nesta quarta-feira (25) uma roda de conversa sobre Cuidados com a Saúde Mental. O evento foi voltado aos acompanhantes dos pacientes e funcionários.

Para mediar este diálogo, estiveram presentes o médico psiquiatra Carlos Clayton Torres Aguiar e a médica do Trabalho Fernanda Ribeiro Batista.

Realizamos uma roda de conversa entre os convidados, acompanhantes e os profissionais da unidade. Durante o evento, foi discutido sobre a temática de Saúde Mental e a necessidade de cuidado contínuo com esta, ressaltando também o adoecimento mental no ambiente de trabalho. “A ideia é sensibilizar as equipes, pacientes e acompanhantes sobre a relevância da temática”, relata a coordenadora de Psicologia do HELV, Narjara Bezerra.

Para o assistente administrativo do Núcleo de Atendimento ao Cliente (Nac), Marcelo de Lima, ações como essa reforçam a ideia de cuidar de quem cuida. “São poucas empresas que se preocupam com a nossa saúde mental, eu entendo que o funcionário estando bem, a empresa também ficará. O ambiente que a gente trabalha já é difícil, convivemos com a doença, em um momento delicado que a pessoa vive e acabamos tendo uma sobrecarga emocional”, diz.

Voltado às práticas de prevenção e tratamento dos adoecimentos mentais, relacionados ou não ao trabalho, o Serviço de Psicologia, além de atender pacientes e seus familiares, através da coordenação, também promove um serviço de apoio psicológico aos colaboradores.

Janeiro Branco

O mês de janeiro é marcado pela realização da Campanha Janeiro Branco, a qual tem como objetivo o desenvolvimento de ações de promoção e proteção da saúde no âmbito da saúde mental. Essa iniciativa também visa despertar e estimular as pessoas, a sociedade e as instituições para a importância de se falar, conhecer e buscar o cuidado necessário e urgente quanto à saúde psicoemocional e à prevenção dos adoecimentos psíquicos.

Embora este seja o mês de intensificação da Campanha, a equipe de Psicologia do Hospital ressalta que o cuidado com a saúde mental não pode ser restrito apenas ao mês de janeiro, mas deve ser um cuidado continuado. “Apesar de seguir o calendário, nós temos ações o ano inteiro, sempre no sentido de cuidar dos pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital", destaca a coordenadora de Psicologia do Helv.

 Leia mais
>> Helv Atinge A Marca De 13 Mil Procedimentos Cirúrgicos Eletivos E 29 Mil Consultas Ambulatoriais 
>> Fonoaudiologia: Ambulatório De Audiologia Avalia Pacientes Cirúrgicos No Helv 
>> Parceria Entre Helv E Escolas Leva Estudantes A Vivenciar Rotina Do Centro Cirúrgico