Apesar de não oferecer atendimento voltado à saúde da mulher, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (Isgh), deu início a programação alusiva ao outubro rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A primeira ação aconteceu na quinta-feira (07), quando foi realizada uma palestra de abertura. No HRC, 69,64% dos colaboradores são mulheres.

O médico mastologista e colaborador do HRC, Dr. Felipe Feitoza foi o responsável por conduzir a palestra com tema voltado a prevenção do câncer de mama. Ele falou sobre como manter a prevenção, de que forma cada mulher pode ficar atenta aos sinais e também sobre o que fazer em caso de diagnóstico confirmando a doença. Quando descoberto precocemente, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%, no entanto, esse ainda é o câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Outro destaque da abertura foi o depoimento de Lucivânia Rodrigues, 41. Ela é técnica de enfermagem e trabalha no centro cirúrgico do HRC. Há dois anos ela descobriu um câncer de mama e graças ao diagnóstico e tratamento precoce, consegue atualmente contar a história de superação. Ela descobriu o nódulo no seio através do autoexame, buscou ajuda profissional e iniciou o tratamento. Ela afirma que “uma das coisas que mais me ajudou no tratamento foi toda a rede de apoio que tive, na família especialmente, de Deus que esteve ao meu lado, me fortaleceu, me ajudou e me direcionou e por parte de todos os colegas e amigos que também me apoiaram bastante.” Ela ainda deixou um recado a quem está enfrentando a mesma situação. “Tenha força, seja corajosa, enfrente! É um diagnóstico que a gente não quer receber, mas o câncer de mama tem cura, busque fazer o tratamento, encare esse desafio!.”

Até o final do mês, outras ações vão acontecer no HRC. Nos dias 13 e 14 haverá aplicação de terapias manuais nos horários das 9h as 17h e de 9h as 21h, respectivamente. No dia 20 haverá uma roda de conversa com a ginecologista Dra. Monique Leite, com o tema “Anticoncepcional, vilão ou mocinho na sexualidade”. Para esta ação estarão disponíveis apenas 20 vagas. O encerramento será no dia 28, as 14h, com a palestra “Alimentação e vida saudável na prevenção do câncer de mama”, com a nutricionista “Pryscilla Tavares.