Uma das formas de garantir um atendimento seguro e eficaz é manter os conhecimentos sempre atualizados. Por isso, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Gestão e Saúde Hospitalar (Isgh), promove cursos de aprimoramento e reciclagem para diversos setores. Um desses cursos é voltado para o protocolo do acidente vascular cerebral (AVC) e deve ser realizado por todos os colaboradores do HRC.

O treinamento é todo em formato virtual através da plataforma “Classroom”, do Google, e dura aproximadamente uma hora, mas garante que os colaboradores estarão mais atentos a todas as práticas necessárias para lidar com um paciente com suspeita ou confirmação de AVC. Segundo Raquel Nicodemos, enfermeira da educação permanente do centro de estudos do HRC, “esses treinamentos contribuirão com ampliação das reflexões sobre as práticas do processo educativo, e do melhor manejo na prestação do cuidado, assim como o envolvimento dos profissionais. É um processo formativo eficaz para a equipe multidisciplinar, que atende esse paciente na ‘porta de entrada’, sendo também necessário especialmente para enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e fisioterapeutas, equipe do laboratório e imagem, pois mantêm contato direto com os pacientes logo que recebem o primeiro atendimento”.

Para ter acesso ao treinamento, é necessário que o colaborador utilize o e-mail institucional. Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeos curtos e textos. No entanto, é possível acessar pelo computador, notebook, smartphone ou tablet. São 3 módulos, com avaliação de conhecimento, imersão, e diversos conteúdos complementares. A técnica de enfermagem Marceliana Oliveira Felex, que trabalha na unidade de AVC e fez o curso afirma que “o treinamento do protocolo de AVC é importante e indispensável para ofertar um tratamento de qualidade e humanização aos nossos clientes”.

O AVC é uma doença que depende do tempo em que é iniciado o tratamento para garantir que o resultado final seja o melhor possível, garantindo o benefício do paciente. Por isso, Dr. Gustavo Vieira, neurologista e coordenador da Unidade de AVC do HRC, afirma que “todos os funcionários têm que ter um conhecimento sobre a doença, porque o paciente quando chega no hospital não é atendido só pelo médico. Ele passa pela recepção, pela classificação de risco, depende do auxiliar de transporte, depende do laboratório, do centro de imagem, etc. Então ele depende de todos os colaboradores envolvidos no atendimento, e esse atendimento tem que ser ágil para que possa ajudar o paciente. Quando o funcionário tem consciência da importância do seu papel, o resultado final é o benefício para o paciente, que é atendido de forma melhor, mais segura, mais rápida”.