ARS Vitae: sistema de prontuários eletrônico desenvolvido pelo ISGH
Assessoria de Imprensa - ISGH por MÁRCIA CATUNDA
22 Julho 2021
Atualmente, a tecnologia vem se mostrando indispensável para a rotina das pessoas em todos os sentidos. Na saúde, a tecnologia traz inovação, renovando as esperanças e facilitando a vida de muitos pacientes, especialmente daqueles que sofrem com alguma doença grave.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a tecnologia na saúde consiste na “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”.
Diante disso, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), através do Núcleo de Tecnologia, desenvolveu o sistema ARS VITAE para facilitar o acesso aos prontuários dos pacientes nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob a gestão do ISGH e assim monitorar toda a assistência destinada aos pacientes que estão sob algum tipo de cuidado.
"Com ele, é possível ter acesso ao cadastro do paciente e a evolução dele no hospital. Podemos acompanhar o plano terapêutico, o prontuário informatizado, mesmo após o paciente receber alta e sair do hospital, o que facilita caso ele precise novamente de atendimento na mesma unidade. Para os profissionais de saúde, também ajuda a terem acesso ao melhor diagnóstico de cada caso”, explica o Diretor de Gestão Estratégica e Financeira do ISGH, Rivânio Paulino da Silva.
Segundo Rivanio, o ISGH tem o propósito de transformar a saúde para o bem-estar social e a missão de promover a excelência na gestão de saúde, por isso o Instituto investe em tecnologia na saúde para alcançar essas metas, sempre visando a cura e a segurança do paciente.