Solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade são alguns dos valores norteadores que regem o ISGH. Ao longo destes 19 anos diversas ações foram promovidas para engajar os colaboradores, apoiar causas sociais de outras instituições e despertar a consciência ambiental não só no ambiente de trabalho, mas também que essas práticas possam ser estendidas ao convívio familiar. Conheças alguns dos projetos desenvolvidos:

DOAR SÓ FAZ BEM

Todas as unidades hospitalares sob a gestão do instituto realizam periodicamente campanhas para conscientizar sobre a importância como fomentar a doação voluntária de sangue. O amor ao próximo corre nas veias dos nossos colaboradores e este ato de solidariedade rendeu não apenas ao ISGH, como para os Hospitais Regionais do Cariri (HRC) e do Norte (HRN), o selo Organização Cidadã entregue pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Este reconhecimento é destinado às instituições que incentivam e contribuem com a doação voluntária de sangue. E em 2020, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) recebeu a placa “Parceiro que Salva Vidas” entregue pelo Hemocentro de Quixadá.

Projetos de Sustentabilidade - AMIGO DO MEIO AMBIENTE

Além da doação de sangue, as unidades administradas pelo ISGH também estão envolvidas em projetos de sustentabilidade. Desde 2016, o HRC integra a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil. Na ocasião foi reconhecido como primeiro hospital do Ceará a deter esse título, além de ser agraciado com a placa "Amigo do Meio Ambiente" e certificado com Menção Honrosa pelo projeto "Praça da Sustentabilidade" em 2017. O HRSC também recebeu uma menção honrosa do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2019 pelo projeto intitulado: "Gestão estratégica, integrada e participativa de resíduos de serviços de saúde com foco na sustentabilidade ambiental: A experiência do Hospital Regional do Sertão Central - HRSC/ISGH".

A unidade recebeu também uma placa de reconhecimento do "Desafio Resíduos". O Certificado de Menção Honrosa é conferido aos trabalhos que, segundo a Comissão de Avaliação, apresentam ações efetivas de melhoria e gestão dos impactos ambientais em organizações de saúde, públicas ou privadas, pertencentes ao SUS. Além das ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, outra temática de grande relevância e alvo de orientações constantes aos profissionais nas unidades de saúde administradas pelo instituto são os descartes corretos dos materiais utilizados nos hospitais.

Neste mês em que comemoramos os 19 anos do ISGH, estamos revivendo memórias e momentos marcantes da instituição. Se você perdeu alguma, confira as postagens anteriores: