O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), por meio do seu Centro de Estudos e da sua Direção de Processos Assistenciais, com apoio da Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa (CEPEP), realizou um treinamento de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com Simulação Realística, para a sua equipe médica. O objetivo foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo junto aos profissionais de saúde do HRSC, facilitando o gerenciamento de evento de crise e ampliando a aprendizagem contextual, para aperfeiçoar o conhecimento e a habilidade em RCP intra-hospitalar. A capacitação aconteceu no início deste mês, no próprio hospital.

A prática foi ministrada pelo coordenador do Centro de Estudos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Francisco Julimar Correia de Menezes. O Dr. Julimar e os participantes, puderam aproveitar o cenário preparado no equipamento de saúde, capaz de garantir ao colaborador presente, uma projeção semelhante ao seu ambiente de trabalho, de modo que a metodologia utilizada, se aproximasse ao máximo da realidade local.

O coordenador do Centro Cirúrgico do HRSC, Jefferson Silva Oliveira, falou da oportunidade como uma experiência de integração entre corpo clínico do equipamento hospitalar. "Vimos o quanto é fundamental a educação permanente nesse tema tão crucial e que está sob contínua atualização a nível mundial", comentou o cirurgião geral.

Em estudos recentes, foram detectados alguns pontos bastante positivos na utilização da simulação realística, na área da saúde, como: menor desgaste da equipe de trabalho, quando há presença da associação entre teoria e prática em um ambiente seguro; aumento da confiança na comunicação com os pacientes; remoção da ansiedade e possibilidade de treinamento para situações de emergências.

Com informações: Raphaela Mota Feitosa Vasconcelos - Coordenação Centro de Estudos | HRSC