A rotina do hospital não afeta apenas os pacientes internados, os acompanhantes também passam pela espera da melhora e a monotonia. Com o objetivo de dinamizar esse dia-a-dia, o projeto Acompanhar Faz Bem do HGWA realizou na última quarta-feira, 07, a primeira oficina para os acompanhantes.

Com o tema Dia dos Namorados, os participantes confeccionaram caixinhas em formato de coração, usando como material principal garrafas PET e E.V.A.

Para Vivian Alves, que está acompanhando o pai há um mês, o momento é de descontração. "É bom para aliviar a mente, a gente passa muito tempo no hospital e acaba ficando estressada porque queremos que nosso parente tenha logo alta", diz.

A oficina foi uma iniciativa da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep) por meio do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp). Djane Filizola, gerente do núcleo, afirma que o "Acompanha faz bem" surgiu da necessidade de diminuir a ociosidade dos acompanhantes, que acabavam interferindo na rotina hospitalar.

"O objetivo é tornar esse período no hospital um pouco mais leve. Os acompanhantes dos pacientes de longa permanência ficavam estressados, o que interferia na rotina dos profissionais e deixava o ambiente ruim", afirma.

A proposta é que o projeto aconteça uma vez por semana, sempre com temas e atividades que possam agregar algo na vida dos participantes.