HRC – MÃOS LIMPAS SALVAM VIDAS
Assessoria de Imprensa - HRC por Raquel Oliveira
09 Maio 2017
Logo na primeira infância, nos é ensinado sobre a importância de lavar as mãos. Um ato relativamente simples, mas de um valor incomensurável, sua saúde!
A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Não por acaso existe um dia Mundial da Higienização das Mãos. No HRC a data rendeu uma semana inteira de ações.
A equipe do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), munida de informativos, brindes e brincadeiras percorreu todas as unidades. Com balões coloridos a equipe fez os colaboradores voltarem aos tempos de criança na brincadeira de estourar o balão. Apesar de divertido, o assunto é sério. Cada balão representou na verdade um paciente e ao ser estourado eles identificavam a presença de bactérias multirresistentes. Exatamente como ocorre no dia a dia de uma unidade hospitalar. "Pela aparência não é possível identificar que tipo de bactéria cada paciente carrega, por isso ao manipular um paciente, por melhor que ele aparente estar, se faz necessária a higienização das mãos, visto que está é uma medida de precaução padrão. Vale lembrar ainda, que com um gesto simples, você evita a transmissão de vírus ou bactéria para outros pacientes e até para você mesmo", destaca a enfermeira da SCIH, Tatiane Câmara.
A equipe vestiu literalmente a blusa para reforçar a informação com todos os colaboradores, assim também como distribuiu brindes como sabonete líquido e álcool em gel.
O acompanhamento e a observação da higienização das mãos é feito durante todo o ano no HRC e como reconhecimento pela melhor taxa de adesão foi entregue um certificado a Unidade de Cuidados Especiais. "Esse certificado foi uma forma que encontramos de motivar todos os setores a aderirem de forma continuada a essa medida que na verdade é muito simples, barata e eficaz", finaliza a enfermeira da SCIH, Leonice Morais. Mãos limpas salvam vidas!