HRC É O 1º HOSPITAL PÚBLICO DO CEARÁ COM NÍVEL DE EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS
Assessoria de Imprensa - HRC por Raquel Oliveira
17 Fevereiro 2017
Celebrar, festejar, comemorar. São muitos os sinônimos, e cada um deles pode ser usado para falar da Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Regional do Cariri na manhã desta quinta-feira,16. A unidade conquistou o título de Acreditado com Excelência - Nível III, que homologa requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial, passando a ser o primeiro hospital público do Ceará a ser Acreditado com Excelência.
Na ocasião estiveram presentes o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, o Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, o Diretor Geral da ONA, Dr Péricles Goés, os diretores do HRC, além de autoridades locais, como os prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte e Crato e representantes da Assembleia Legislativa.
O evento foi realizado no auditório do hospital, regado por momentos de muitas emoções, como destaca a Diretora Geral do HRC, Demostênia Coelho: “ Duas palavras definem bem esse momento: gratidão e orgulho. Mesmo em um momento de crise como o que o país está passando, o Governo do Estado acreditou no nosso trabalho, como também cada um dos nossos 1500 colaboradores que acreditaram e acreditam num trabalho digno e de qualidade para os nossos pacientes”, destacou.
O Certificado chega ao Ceará para mostrar a sociedade que é possível ter uma saúde pública com qualidade, como afirma o governador Camilo Santana: “O que estamos fazendo aqui hoje é um reconhecimento a um trabalho de qualidade no atendimento público, que é coisa rara. A população tem a imagem de um serviço público ruim e com unidades feias, e essa é a prova de que o Ceará está trilhando o caminho certo”, afirmou.
Em meio a euforia da comemoração, um rosto se destacou e fez o auditório parar. Edson Brandão, aposentado, 71 anos e vítima de um AVC. O senhor de olhos marejados de emoção e cheio de carinho, entregou nas mãos do governador uma placa de reconhecimento e agradecimento pela implantação do Hospital para população do Cariri. Seu Edson, foi um dos 2.597 pacientes atendidos na UAVC em quatro anos de funcionamento da unidade. Graças ao atendimento rápido e a possibilidade de tomar o trombolítico, o aposentado celebra o tratamento e carinho recebido durante a internação na Unidade.
O Hospital Regional do Cariri foi criado em 2011, sendo o primeiro hospital terciário inaugurado pelo Governo do Estado no interior do Estado. Em quase seis anos de funcionamento o HRC já realizou 2.944.030 atendimentos. Em 2014, o HRC iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA conferiu a certificação de Acreditado Pleno – Nível 2, e agora se consolida com o reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos à população.
“Desde a implantação do Hospital Regional do Cariri, a população pode sentir as mudanças, não só pra saúde, mas para a sociedade como um todo. O Hospital Regional do Cariri entra na história da acreditação nacional. Em um estado pobre, que tem passado por imensas dificuldades, fazer assistência em saúde com qualidade é possível. O Ceará possui, hoje, a maior rede pública acreditada do Brasil, com dois hospitais, quatro policlínicas, quatro Centros de Especialidades Odontológicas e o Laboratório Central. O reconhecimento é saber que nós fazemos saúde com excelência e segurança", destacou o Secretário de Saúde do Estado, Dr Henrique Javi.
“Essa certificação é a possibilidade real de uma nova sociedade, pois evidência a qualidade e a eficiência na utilização dos recursos”, afirmou o Presidente do ISGH, Dr Flávio Deulefeu.
Acreditação
Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de Saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Esta certificação tem o objetivo de comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre a uma assistência segura e de qualidade para população.