No último dia 09 de junho, mais de 100 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e estudantes lotaram o auditório do Hospital Regional do Cariri. As atenções estavam voltadas para o Prof. Dr. Fabrício de Oliveira Lima, neurologista responsável pela unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza.

O Hospital Regional do Cariri é o único hospital do interior do Estado a ter atendimento para pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo. A criação da unidade de AVC na região do Cariri, projeto de descentralização do Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará, tem reduzido de maneira significativa o número de óbitos. E para que o AVC seja diagnosticado o quanto antes é preciso que toda a equipe de atendimento consiga realizar o diagnóstico dentro da janela que é de até 4h e encaminhe o paciente o mais rápido possível para a unidade de referência, HRC. Só assim o AVC vai deixar de ser a doença que mais mata no Ceará e no Brasil.

Durante o evento Dr Fabrício abordou como se dá o manejo e tratamento da fase aguda do AVC, enfatizando a importância do tempo para um prognóstico satisfatório. Logo após, houveram discussões de casos clínicos instigando um debate enriquecedor com o público alvo. Entre os presentes Dr Gustavo Vieira, coordenador da unidade do AVC do Hospital Regional do Cariri.

O evento intitulado 'Tempo é Cérebro' foi uma iniciativa da Boehringer Ingelheim em parceria com o HRC.

 

Assessoria de Imprensa HRC
Raquel Oliveira - (88) 35663627 |(88) 88835025