COMO FUNCIONA O PROGRAMA
O trabalho do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) é realizado através da orientação de um cuidador do cliente e supervisão do tratamento em casa.
O cuidador deverá participar ativamente no cuidado do cliente, seguindo as orientações dos profissionais da equipe.
A equipe ensina os cuidados com curativos, dieta por sonda ou mobilização e acompanha o cliente até que esteja bem adaptado em casa ou até que possa ser encaminhado para outro serviço de saúde.
O acompanhamento da equipe é feito através de visitas periódicas (1 a 4 vis/mês) e orientações telefônicas.
A equipe Multiprofissional do SAD trabalha nos dias úteis da semana de 7 as 19 horas. O SAD não funciona a noite e no final de semana.
O SAD não tem atendimento de urgência ou emergência e a família é orientada a chamar o SAMU 192 ou procurar um atendimento de urgência nas UPAS ou hospitais, se necessário.
O SAD fornece a medicação, material médico hospitalar e empréstimo de equipamentos necessários como BIPAP, concentradores de 02, aparelhos de aspiração dentre outros necessários para o tratamento domiciliar.
O SAD não fornece camas e cadeiras ou material de higiene pessoal, como fraldas para os pacientes.
Após a adaptação em domicílio e orientação dos cuidadores, o cliente será encaminhado a um outro serviço de apoio, se possível, e recebe alta do programa.