APS - Recepcionistas são treinados para melhor atender a população

P 20190201 140650Um grupo de 30 recepcionistas feristas do Núcleo de Atendimento ao Cliente da Atenção Primária a Saúde de Fortaleza - NAC/APS recebeu treinamento que, teve como objetivo, a capacitação desses profissionais na abordagem aos pacientes. As orientações aconteceram no primeiro dia deste mês, no auditório do ISGH.

Eles foram orientados sobre a construção histórica e as novas perspectivas para a Atenção Primária à Saúde (APS), dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram abordados temas como a história da saúde pública brasileira, os princípios do SUS, público prioritário da APS e mudanças nos perfis epidemiológicos e sociais.

O momento fez parte do ciclo de treinamentos que, vem sendo realizado com as equipes de recepcionistas, desde o segundo semestre de 2018. De acordo com a gerente do NC/APS/ISGH, Larissa Soares, as instruções ainda tem o intuito de incentivar a educação continuada dos profissionais de recepção. “Entendemos que o recepcionista deve alargar a sua compreensão acerca do serviço no qual está inserido, assim poderá contribuir ainda mais em seu ambiente de trabalho”, ressaltou.

P 20190201 140619Durante as atividades foi utilizada a Metodologia Ativa. Segundo Berbel (2011), "As Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas."

Em 2018, A gestão do NAC/APS teve a oportunidade de participar de um curso junto ao CEPEP, acerca das Metodologias Ativas e desde então, as capacitações realizadas pelo setor, vem ganhando uma nova configuração, onde são utilizadas ferramentas que, possibilitam analisar situações e fazer paralelos com a realidade já vividas na prática profissional.

 

| Imprimir |